segunda-feira, 18 de maio de 2009

Atividades para crianças de 3 à 4 anos - parte III




1° - Trabalhando com Música:


Objetivo:

Ao final do trabalho, os alunos serão capazes de comparar textos novos com textos já conhecidos.


Recursos Didáticos:

1) A letra das duas versões da música “atirei o pau no gato”;
2) Duas cartolinas;
3) Canetas coloridas;
4) Folhas de papel;
5) Lápis


Obs.: Para incrementar a aula e torná-la ainda mais interessante para o aluno, o professor poderá usar de outros recursos como o vídeo, o violão ou/e o som.


Organização da Sala:

1) O professor poderá organizar os alunos em um círculo.

Desenvolvimento da Atividade:

O professor apresentará à turma a primeira versão da música “atirei o pau no gato”, colocando a letra desta escrita no quadro, após repetir algumas vezes a canção, apresentará a segunda versão da música: “não atire o pau no gato”, pregando no quadro, ao lado do outro cartaz, a segunda letra da música.

Após essa primeira parte o professor poderá:

1) Iniciar uma discussão acerca das diferenças presentes nas duas versões da música.
2) Fazer perguntas aos alunos incentivando assim melhor a compreensão acerca do que escutaram.
3) Pedir para que eles identifiquem palavras iguais presentes nos dois cartazes e circularem.
4) Ler em voz alta junto com a turma os cartazes, passando o dedo sobre as palavras, para que assim eles identifiquem o som das palavras.
5) Trabalhar com a palavra gato, com a letra G.
Pedir para que os alunos desenhem um gato.


Músicas:


1° Versão: “Atirei o pau no gato”

Atirei o pau no gato to to
Mas o gato to to
Não morreu reu reu
Dona chica ca ca
Adimirou se se
Do berro
Do berro
Que o gato deu
Miau!

2° Versão: “Não atire o pau no gato”

Não atire o pau no gato to to
Porque isso so so
Não se faz faz faz
O gatinho nho nho
É nosso amigo go go
Não devemos maltratar os animais
Miau!

2° - Jogos da Memória





Objetivo:

Desenvolver a memorização

Recursos Didáticos:

Cartelas com figuras duplas que contém ou os nomes em baixo ou as inicias dos nomes. Também pode se utilizar com os numeráis.

Organização da Sala:

1) O professor poderá organizar os alunos em um círculo.

Desenvolvimento da Atividade:

Com os alunos sentados em círculo, a professora irá colocar todas as cartas embaralhadas e com as figuras viradas para baixo. Cada aluno em ordem irá desvirá duas figuras, tentando assim encontrar o par. É importante que o professor participe da atividade junto com seus alunos, contextualizando a atividade com as aulas de leitura e escrita.

3° - RECONTOS




Objetivo:

Desenvolver a memorização do texto oralmente

Recursos Didáticos:

Uma história infantil

Organização da Sala:

1) O professor poderá organizar os alunos em um círculo.

Desenvolvimento da Atividade:

Apo´s a professora contar uma história infantil para a turma pedirá que estes recontem a história é importante que não somente um aluno faça a atividade mas que ao longo desta a professora incentive a participação dos demais.


Outra atividade que tem o mesmo intuito o de desenvolver a memorização do texto oralmente é o chamado telefone-sem-fio.

Nenhum comentário: